SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Para a implementação dessa primeira atividade, recorremos e pesquisamos o Livro de Receitas do Professor de Português da autora Carla Viana Coscarelli (2003). 
Este livro sugere algumas atividades de português que devem ser utilizadas pelo o  professor. Aproveitamos algumas atividades que têm haver com os temas trabalhados neste blog.  





Para acessar a sinopse deste livro clique AQUI.

A história de Ângela

Esta atividade deve ser feita em círculo 
1º parte - O professor começa a contar uma história. Cada aluno continua a história com pelo ou menos uma frase completa.
Sugestão de início: Era meia noite, a lua iluminava a praia onde Ângela estava muito bem acompanhada...
A história tem de terminar no último aluno do círculo.
2º parte- Feito isso, os alunos, em pequenos grupos, devem recontar a história por escrito, fazendo as modificações que julgarem pertinentes para torná-las mais interessantes e mais coesa.
Objetivo dessa atividade
Essa atividade tem como objetivo de leitura fazer com que os alunos identifiquem elementos do textos que marcam os traços dos personagens. Como é uma atividade que envolve produção de textos, o objetivo da escrita é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de ver a reação do leitor ao texto que produziu. 

Pesca e mãos à obra
A atividade deve começar com duas perguntas para que o aluno reflita:
  • O que é um texto?
  • Que características deve ter um bom texto?
Feito as duas perguntas os alunos devem ler o texto A pesca e seguir algumas intruções.

A Pesca
Affonso R. de Sant'Anna



O anil
O anzol
O azul

O silêncio
O tempo
O peixe

A agulha
vertical
mergulhada

A água
A linha
A espuma

O tempo
O peixe
O silêncio

A garganta
A âncora
O peixe

A boca
O arranco
O rasgão

Aberta a água
Aberta a chaga
Aberto o anzol

Aqüelíneo
Ágil clarto
Estabanado

O peixe
A areia
O sol

(SANT'ANNA, Afonso Romano de In. Bianchini e Cunha,1981, p.210)

Estudo dirigido
1. Depois de ler A pesca, escreva um texto contando para uma pessoa que não conhece esse poema o que você entendeu dele.
2. Leia o texto de um colega e deixe que ele leia o seu. Procure perceber as diferenças e semelhanças entre a sua interpretação e a dele.
Se o texto que vocês lerem é o mesmo, o que justifica as diferenças de interpretação?
3. Discuta com o seu colega as diferenças entre a interpretação que você fez desse texto e a dele.


 


1. Leia o texto Mãos à obra e conte oralmente para um colega o que você entendeu dele.
Procure explicar:
  • De que o texto fala?
  • O que são " as coisas"?
  • Que atividade é detalhada nesse texto?
  • Onde ocorrem essas ações?
2. O que aconteceu com seu colega? Por quê?

Sobre os dois textos:
1. Os dois textos acima - A pesca e Mãos à obra- podem ser considerados bons textos? Po quê? Qual é a diferença entre les?
2. Que características fazem com que um texto seja um texto e não apenas uma sequência de frases?
3. Identifique no texto Mãos à obra, as palvaras que o tornam impreciso, genérico em demasia, e substitua essas palavras por outras que esclareçam o assunto tratado nele.

O objetivo dessa atividade é levar o aluno a refletir sobre as noções de texto e textualidade.

A construção de um texto coletivo em sala de aula





Justificativa: Sabemos que mesmo antes da criança dominar a mecânica da escrita já pode ir se familiarizando com a estrutura de um texto escrito e assim, sendo introduzida à cultura de letramento. É fato que, quando nossos alunos chegam à escola, já têm uma competência comunicativa bem desenvolvida, uma vez que já são capazes de se comunicar bem, no âmbito da família, em conversas com amigos, colegas, professores. Podemos assim entender por que esses alunos quando começam a  ter contato com a língua escrita, ao aprenderem a ler e escrever, vão-se valer dos conhecimentos da oralidade que já detém, para construírem suas produções escritas. Torna-se crucial entender as relações que se estabelecem entre os modos de falar e de escrever, bem como contextualizá-los no ambiente de sala de aula, mostrando os processos interacionais que ocorrem nesse ambiente, em eventos que aí se estruturam. 

Objetivo: A atividade de escrita coletiva é a Produção oral com destino escrito. O objetivo é que o aluno vá se familiarizando com a estrutura de um texto escrito e portanto iniciando a introdução à cultura de letramento. 

Público alvo:  É voltada para alunos que ainda não são alfabetizados ou que estão inciando no processo de alfabetização.

Metodologia: Trata-se de uma atividade de produção coletiva em que os alunos vão falando e o professor vai escrevendo. Uma fez feito o texto o professor relê e pergunta se está bom. Se os alunos acharem que não está adequado o professor vai fazendo as modificações sugeridas pela turma até chegar em um texto final. A proposta sugere a produção de um texto baseado em outro texto que seja do conhecimento dos alunos. Exemplo: leituras realizadas com frequência em sala de aula, que pode ser literatura infantil, texto informativo ou mesmo um gibi.





Imagem de texto coletivo 




Fonte: Pró Letramento Alfabetização e Linguagem - Fascículo 7 - Modos de Falar/Modos de Escrever


Quer saber mais? 
Veja aqui o material completo.





Vamos fazer uma pesquisa sobre preservação ambiental!



Atividade proposta para ser trabalhada com alunos da 4ª série / 5º ano. 

1) Escolha um assunto relacionado à preservação do meio ambiente e pesquise informações sobre ele. 
Exemplos:
  • A floresta Amazônica e sua importância para o planeta;
  • O desmatamento da Amazônia;
  • Destruição e preservação da mata Atlântica;
  • Reciclagem e preservação ambiental;
  • O problema da destruição das florestas;
  • Animais em extinção.

2) A sua pesquisa poderá ser feita em diferentes  fontes como: jornais, revistas, livros e sites que tenham informações sobre o assunto escolhido. Podem ser reportagens, entrevistas, textos e outros. Recortem ou imprimam imagens também.

3)  Junte todo o material que você encontrou sobre o assunto selecionado e leia tudo, estude bastante sobre o assunto escolhido e após isso produza um texto, que será apresentado por você na sala de aula, para os seus colegas de turma. Capriche no seu texto, porque os seus colegas de turma, vão adquirir o conhecimeto sobre o assunto, a partir do seu texto! Não esqueça de trazer as imagens, para exibi-las junto com o seu texto.

Atividade idealizada por: Carolina Gabriella 




Atividade de Produção de Texto

A atividade que vai ser proposta a seguir é para ser trabalhada com alunos da 3ª série / 4º ano. 

1) Leia a carta que Maria escreveu para Joana. Elas são duas amigas que moram em diferentes cidades e sempre trocam cartas. 



Belo Horizonte, 15  de junho de 2012.
Querida Joana.

Cada vez mais eu gosto de morar nesta bela cidade. Já fiz muitos amigos e agora comecei a participar da Sociedade Protetora das Crianças Carentes. Este ano vamos fazer uma campanha para conscientizar as pessoas da importância de ajudarem as crianças sem família, para que estudem e tenham uma profissão e não precisem andar pelas ruas e estradas pedindo ajuda. Isso acontece muito, né? As pessoas devem pensar muito bem! Elas também precisam de cuidados e carinho. E você sabe que existem leis de proteção às crianças no Brasil? E que tem até a Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente? Pois é, amiga... eu sempre arranjo alguma coisa pra fazer, né? Vê se me escreve logo! Estou com saudades! Já estava esquecendo de falar com você, que se souber de algum caso de alguém maltratando criança, é para você denunciar ou procurar a Associação Protetora das Crianças e Adolescentes! Mande notícias.

Beijos, Maria. 


Agora que você já leu a carta, faça a atividade abaixo.

2) Imagine que você tenha visto uma criança sendo maltratada, e que você conheça Joana e quando encontrar com ela, conte-a sobre os maltratos. Joana pedi para você escrever uma carta para ela enviar a melhor amiga que participa da Sociedade Protetora das Crianças Carentes. Joana diz para você pedir algumas orientações para Maria sobre o que fazer.   

  • Seguem os papeis de carta para os alunos desenvolverem a atividade.
Caprichem nas cartas! 


Atividade idealizada por: Carolina Gabriella 


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